quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ALERTA SOBRE REFRIGERANTES

ALERTA SOBRE REFRIGERANTES
Leia até a orientação do nutricionista no final!
Sem julgamento de valor,
acho que vale a pena a leitura...
'Aula sobre refrigerantes'

Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar' (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA !...

- Fórmula da Coca-Cola?...

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.

(AUTOR: ANÔNIMO - por motivos óbvios)
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ENTÃO, VOCÊ VAI CONTINUAR ESSE MAU HÁBITO OU MUDAR PARA HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS ???

SUA SAÚDE AGRADECE...

LEMBRE-SE SEMPRE:

“O QUE VOCÊ FAZ FALA MAIS ALTO DO QUE O QUE VOCÊ FALA!!!”


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INTERESSANTE!
Quando você acaba de beber um refrigerante

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett

Faculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836
Consultoria em Performance Humana e Estética
**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).
40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)
50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.
60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo
.
*Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CONCURSO DE ESTUPIDEZ SONORA

Noticiário do movimento apartidário em defesa da cidadania em Juiz de Fora, criado em 29 de março de 2005, registrado como
Organização Não Governamental sob o nº 5073, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, livro A-7 , fls. 023/023A.
Nº de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica: 07.333.971/0001-00

Editor: Ivanir Yazbeck



CONCURSO DE ESTUPIDEZ SONORA

Carta publicada na Tribuna de Minas em 20/01/2011

Segurança Pública

Muito bom para Juiz de Fora ter mais segurança nos presídios da cidade. Mas e nas ruas, quando a cidade terá mais Guardas Municipais? Será falta de interesse da Prefeitura? Até quando a população vai pagar impostos sem ver resultados? O patrimônio público da cidade está à mercê de marginais. Queremos segurança!
Julia Melcar
Juiz de Fora/por e-mail



Parabéns, dona Júlia Melcar, pelo desabafo curto e grosso. Registre minha modesta solidariedade à sua denúncia em gênero, número e grau. Penso mesmo que 98% da população assinariam embaixo de seu justo clamor: “Queremos segurança!” Os 2% que se esquivariam do abaixo-assinado são os políticos e burocratas encastelados nos gabinetes do prefeito e nos órgãos que de alguma forma têm sua parcela de responsabilidade sobre a segurança e ordem pública na cidade, como as secretarias de Governo e de Atividades Urbanas. Mas eu avanço um pouco mais na sua crítica à insegurança pública, chamando ao palco a Polícia Militar, a quem cabe, antes da Guarda Municipal, zelar pelo sossego dos cidadãos. Tente, dona Júlia, acionar o 190 da PM, em horário noturno, para denunciar e pedir providências contra, por exemplo, ruídos acima dos limites suportáveis – aqueles sons azucrinantes, impróprios em vias públicas, emitidos por veículos conduzidos por débeis mentais, cujo péssimo gosto musical, eles fazem questão de reproduzir de modo a alcançar quarteirões, revelando o seu temperamento boçal, agressivo.

Se e quando for atendida, ouvirá as mais estapafúrdias desculpas para o não atendimento da solicitação - desde a falta de viaturas e dos aparelhos para medição da sonoridade, e até respostas tipo "isso é normal..."

Para se entender melhor esse quesito intimamente associado à violência urbana, sugiro que a senhora apareça noite dessas – de preferência às sextas-feiras e sábados –, no pedaço conhecido como Baixo Passos, onde se concentram os bares e restaurantes mais badalados da cidade. Lá estão a Churrasqueira, o Gramado Grill, a Mercearia, no quadrilátero formado pelas esquinas da rua Dom Viçoso com a Severiano Sarmento, e um pouco mais acima, com a Barão de Aquino, mais outros quatro estabelecimentos de beberagens noturnas, que juntas reúnem milhares de pessoas em seus interiores e nas calçadas, em frente aos bares.

Um pouco tempo lhe bastará, entre 20h e 22h, para ver o desfile de carros emitindo sons inacreditavelmente altos, um baticum de funks e raps, sem nada a impedir-lhes seguir em frente por outros paragens onde o movimento noturno dos bares já é o suficiente para que os moradores vizinhos sejam levados aos limites da exasperação. Some-se esses dois elementos e teremos várias áreas urbanas da cidade tornando-se inabitáveis pela omissão cúmplice das autoridades municipais e policiais encarregadas de deter essa escalada desumana de desrespeito ao próximo.

Diante desse panorama de terra-sem-lei, ocorreu-me o seguinte plano destinado a despertar (nos dois sentidos) as autoridades cegas e surdas para esses atentados ao sossego em vias públicas: promover um concurso para apontar o veículo que mais consegue amplificar os sons de seus aparelhos, em altura e clareza. Um decibelímetro – instrumento que aponta o nível dos ruídos –registrará o vencedor desse quesito; e os votos da assistência (haverá platéia para dar mais vibração ao espetáculo), elegerão o conjunto veículo/motorista mais atraente. A média das duas notas indicará o campeão, o segundo e o terceiro colocados, que receberão diplomas e prêmios em grana viva que a organização arrecadará entre as torcidas.

A previsão é que o número de inscritos ultrapasse os 20.

O concurso será em duas etapas, a partir das 22h, com término previsto para as duas da madrugada, em datas a serem estabelecidas, futuramente. A primeira será realizada nas proximidades da residência do prefeito Custódio Mattos e a segunda, uma semana depois, na Rua Tenente Luís Freitas, no bairro Santa Terezinha, onde se localiza o quartel da Polícia Militar.

É ou não é uma ideia supimpa?

GLOBELEZA ou GLOBAIXARIA

Noticiário do movimento apartidário em defesa da cidadania em Juiz de Fora, criado em 29 de março de 2005, registrado como
Organização Não Governamental sob o nº 5073, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, livro A-7 , fls. 023/023A.
Nº de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica: 07.333.971/0001-00

Editor: Ivanir Yazbeck



GLOBELEZA ou GLOBAIXARIA

Uma propaganda eficiente, embora subliminar, que vende o Brasil como um paraíso do turismo sexual, foi criada pela Rede Globo e se repete há anos no período do carnaval.

A campanha foi batizada com o nome de Globeleza e seu autor chama-se Hans Donner, austríaco, designer responsável pelo padrão visual da emissora, desde 1975, quando criou o famoso logotipo do globo terrestre reduzido à dimensão de uma tela de TV. Foi o seu primeiro trabalho para a Globo e não parou mais.

Trecho extraído de sua biografia:

“A criatividade inovadora de Hans gerava as mais incríveis animações, estabelecendo os padrões de todas as produções modernas da televisão. O toque mágico de suas ideias tornou-o popularíssimo, um fenômeno de audiência – nacional e internacional. Revistas gráficas do mundo inteiro editavam seus projetos e incentivavam os designers da televisão européia e norte-americana a seguirem o exemplo da Globo. Ele logo se transformou em “Hans Donner, o homem que todas as emissoras de TV desejam contratar".

Mais à frente, já celebrizado, em 1989, ele se deslumbrou com uma sambista, mulata escultural, Valéria Valenssa, de 18 anos, ao vê-la desfilar no concurso para eleger a “Garota de Ipanema”. Os dois se tornaram namorados e oficializaram o casamento em 2003.

Às voltas com a criação da vinheta para o carnaval de 1992, o inspirado Hans Donner despiu a namorada, pintou seu corpo com tintas brilhantes para camuflar delicadamente a nudez total, gravou um filme-piloto dela em passos de samba, e apresentou o trabalho ao todo-poderoso José Bonifácio de Oliveira Sobrinho.

“Genial!” – reagiu Boni. E, naturalmente, todo o estado-maior da Globo, desde o rei-de-todos, o então nonagenário Roberto Marinho, endossou a aprovação, sem atinar para os efeitos colaterais futuros da obra de arte.

Por esta época, as imagens da Globo eram limitadas ao território nacional e serviam apenas ao consumo interno – as transmissões internacionais, via satélite, ainda estavam engatinhando. Bem, nudez no carnaval já era, digamos assim, uma ocorrência natural, incentivada e estimulada na cobertura dos desfiles das escolas de samba pelas emissoras de TV – Manchete, Bandeirantes e Globo. Havia entre elas um torneio em surdina para destacar a mais ousada na cobertura do carnaval carioca, nos desfiles e nos clubes fechados. E era difícil escolher a melhor... ou pior – depende do ponto de vista.

Assim, ano após ano, a tal Globeleza foi adquirindo status de ícone da temporada carnavalesca, ganhou notoriedade nacional e tornou-se símbolo do carnaval brasileiro, não só carioca, pelo poder da emissora na imposição de seus valores estéticos e morais ao comportamento dos telespectadores em geral. A vinheta musical que marca os passos da Globeleza no anúncio institucional – “Na tela da tevê, no meio deste povo, a gente vai se ver na Globo...” – passou a ser cantada nos bailes e desfiles de blocos, com o mesmo apelo das marchinhas e sambas carnavalescos clássicos.

Ocorre que desde que as imagens da Globo passaram a ser vistas no mundo inteiro, via satélite, a partir do final dos anos 90, quando a emissora já assumira a exclusividade da cobertura dos desfiles na Sapucaí, a mulata peladona passou a freqüentar também a casa dos telespectadores do países europeus, sul-americanos, árabes, africanos, caribenhos, ou norte-americanos, israelenses, canadenses, indianos, chineses, japoneses, australianos, neozelandeses, e até esquimós. Atualmente, os sinais da Globo são captados em 187 paises. É mole?

Dá para se imaginar a reação deles, os gringos – do espanto ao estupor – diante da mensagem sutil que a tal Globeleza lhes transmitia, que pode ser assim interpretada: no decantado carnaval brasileiro, prevalece a baixaria, quando todas as jovens sambam alegremente nas ruas e nos salões, durante os dias de folia, a cobrir-lhes o corpo apenas umas pinceladas de tinta... Afinal, em nenhuma nação do mundo – nenhuma! – admite-se a ousadia de uma emissora de televisão, em canal aberto, exibir a qualquer hora da programação, da manhã à noite, uma mulher inteiramente despida, num rebolation sensual.

Dessa forma, desde quando a Rede Globo passou a expor a Globeleza do mestre Donner ao mundo inteiro, joga-se por terra, ano após ano, todo o esforço do governo Federal em acabar com a impressão generalizada de que o Brasil é um país permissivo em que o sexo é oferecido e praticado livremente, em vias públicas, especialmente nos três dias de folia e brincadeira. Resultado: aí estão os números da prostituição infantil ou adulta tipo exportação, da pedofilia e suas conseqüências degradantes, estúpidas, enchendo-nos de vergonha diante do cenário internacional.

Há cinco anos, Valéria Valenssa abdicou da honraria de protótipo da Globeleza, teve dois filhos com Donner, e... tornou-se evangélica, ungida por 384 pastores, em sessões de descarregos, e coisas e tais. Abdicou da honraria e foi susbtituída por outra mulata escultural, Aline Prado, com as mesmas medidas milimétricas da antecessora. Em uma ou outra, a cada ano, o mago Hans Donner prossegue economizando nas tintas, tornando cada vez mais visível a nudez desavergonhada da Globeleza, para ser exibida na telinha a qualquer hora, sem nenhum pudor – arrisco a palavrinha meio em desuso – e sem preocupação com a faixa etária dos telespectadores.

Quem sabe no ano que vem, a tal Globeleza se apresentre com um pouco menos de arte, de modo que a imaginação de seu criador seja mais focada na verdaderia essência do carnaval brasileiro, que é a alegria, através de outros recursos artísticos, com menos apelação de sensualidade – em outras palavras: menos insinuações explícitas de sacanagem.

Genialidade, todos concordam, é o que não falta ao austríaco. Basta que os três irmãos Marinho, detentores do poder do império global, se conscientizem que é necessário mais seriedade e cuidado ao divulgar no exterior um símbolo que transmita o folclore do carnaval brasileiro – e por extensão, de seus costumes, cultura e educação, sem prejuizos ao esforço de se fazer o nosso país um pouquinho mais respeitado no exterior.

Já a imagem interna, bem, esta já está mesmo prejudicada, irreversivelmente, há décadas, pelas novelas diárias e suas globobagens e globesteiras, que se repetem quatro vezes ao dia, no ano inteiro – e não apenas pelas ocorrências sazonais da tal Globeleza...


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